Conheça a história do colar coração do oceano, do filme Titanic

Por acaso, você já ouviu falar no “Heart of the Ocean”? Se lembrar do campeão de bilheterias Titanic, de 1997, certamente se recordará de um requintado colar com o diamante azul em forma de coração.

Este filme é baseado na história de um amor que nasce entre Jack e Rose, dois jovens de classes sociais distintas, durante a sua travessia a bordo do maior transatlântico da época, rumo à América, que naufragou poucas horas depois de atingir um iceberg, em 1912. Na trama, Rose foi presentada por seu noivo com o suntuoso colar, o Coração do Oceano. O raro diamante azul é então usado para acusar injustamente Jack de roubo, o que provoca o fim trágico do filme.

O Coração do Oceano não era uma joia real

No filme, conta-se que a joia fazia parte da coroa de Luís XVI. Posteriormente, a gema seria transformada em um diamante azul em forma de coração de 56 quilates em um conjunto de ouro branco e diamantes incolores. Se o Coração do Oceano realmente existisse, hoje valeria cerca de 300 milhões de euros. Para as filmagens, a joia foi imitada com zircão e ouro branco, com um valor próximo a 8000 euros. Ou seja, uma joia fictícia que foi baseada em uma joia real. O objeto ainda é mantido nos arquivos do estúdio de cinema. Depois que o filme foi lançado, muitas réplicas baratas foram feitas e vendidas.

Mas afinal, em que joia real é baseado o Heart of the Ocean?

O Coração do Oceano, retratado no filme Titanic, não é uma joia real, mas mesmo assim é muito popular. Existem versões de que a joia é baseada em um diamante real, ou seja, o Diamante Esperança de 45,52 quilates. É um dos diamantes mais valiosos do mundo e vale cerca de 350 milhões de dólares.

A gema tem sua própria história que poderia também originar o tema de um filme. Conta-se que a pedra é amaldiçoada por ter sido roubada de uma estátua indiana da deusa Sita. Desde 1958, a pedra está no Museu Smithsonian. Luís XIV, rei da França, também era um dos proprietários do Diamante Esperança ou Bleu de France, como esse diamante também era chamado.

Mas de onde realmente vem a lenda do Coração do Oceano?

Para quem perguntar se o Diamante Esperança é a origem da história do Coração do Oceano, a resposta é não. E, embora muita gente promova essa teoria. O colar real que inspirou o roteiro do filme, na verdade, apresentava uma bela safira cercada por diamantes suntuosos. As pedras preciosas utilizadas eram, portanto, muito diferentes das do diamante azul.

 

O nome original do colar não era Coração do Oceano, mas sim “O Amor do Mar”. Este colar havia sido oferecido a uma jovem, mas aqui como prova de um amor ilegítimo que se tornaria oficial quando ela chegasse à América. Estamos, portanto, longe do cenário escolhido por James Cameron para a realização de seu lendário filme.

A verdadeira história do colar amor do mar no Titanic

A joia elegante por trás deste filme dramático pertenceu na realidade a Kate Florence Phillips. Ela tinha 19 anos e era amante de Henry Samuel Morley, seu chefe vinte anos mais velho. Henry deu a ela o colar como um sinal de seu amor. Ele então comprou passagens de segunda classe no Titanic, sob o pseudônimo de Sr. e Sra. Marshall para que pudessem “dar uma escapada” para São Francisco.

Henry já era casado e tinha uma filha na Inglaterra, mas havia se apaixonado perdidamente por essa jovem que trabalhava em sua empresa. Kate carregou orgulhosamente o Amor do Mar pelas salas de recepção do Titanic. Ela o segurava no pescoço quando o navio bateu no iceberg e começou a afundar nas profundezas do oceano.

Henry Morley não sabia nadar e infelizmente se afogou quando o navio afundou. Kate, por outro lado, sobreviveu com seu colar em volta do pescoço. Uma história de partir o coração, um pouco como o filme de Hollywood Titanic, mas com a diferença que desta vez, são fatos muito reais!

A força atrativa de uma joia incrustada com um diamante azul

A cor única de um diamante azul é irresistível. Tanto o Hope Diamond quanto o Coração do Oceano foram cercados por um halo de diamantes menores para fazer seu brilho completo. Como um anel de noivado, a cor também é popular, como exemplo do anel de safira que Kate Middleton recebeu do Príncipe William.

Em um colar delicado, a cor azul assume traços magníficos. Alguns colares delicados com safira podem ser circundados por um halo como o Diamante Esperança e o Coração do Oceano. A diferença é que esses colares seriam muito mais acessíveis do que essas peças únicas. Porém, não menos fascinantes.

Gostou da história? Então esse é o momento de conhecer os colares de diamantes Masate para você fazer a sua própria história. Aguardamos sua visita.

Deixe uma resposta