Dia dos namorados: o dia mundial do romance

O Dia dos Namorados ou Valentine’s Day é comemorado todo dia 14 de fevereiro, na maioria dos países. Jantares românticos acontecem por toda parte, bem como chocolates, flores, joias e presentes diversos são trocados entre aqueles que se amam, tudo em nome de São Valentin. Considerada a comemoração dos casais que já estão juntos, tanto quanto a de quem procura a sua alma gêmea, o Dia dos Namorados também é a festa da amizade em alguns países como os Estados Unidos.

Mas quem foi São Valentin e como surgiu essa comemoração?

Valentin de Terni foi um romano que viveu no século III, sob o domínio do imperador Cláudio II, conhecido como “Cláudio o Cruel”, que proibiu casamentos ao notar que cristãos se recusavam a ingressar nas legiões militares para não deixar suas famílias. Mas, contrário a essa ideia, alguém ainda continuou a celebrar casamentos na clandestinidade: o padre Valentin, que teve sua prisão decretada quando isso chegou ao conhecimento do imperador.

Enquanto estava na prisão, conheceu Júlia, a filha de seu tutor, que era cega. Ela pediu a ele que lhe descrevesse o mundo. E pela constância desses encontros e trocas eles se apaixonaram, até que um milagre aconteceu: ela recuperou a visão. Este milagre deveria ser compartilhado e transmitido em todos os lugares, mas contrário a tudo o que fosse relacionado ao episódio, o imperador decidiu condenar Valentin de Terni à morte.

Diz-se que, pouco antes de ser decapitado, no dia 14 de fevereiro do ano 270, Valentin voltou a ver sua amada enviando-lhe um bilhete que dizia “seu dia dos namorados”. Morreu tornando-se o mártir “defensor do amor e do casamento”.

E no Brasil? Como é a história dos dia dos namorados?

Aqui no Brasil, o Dia dos Namorados só começou a ser celebrado a partir de 1949, quando o então diretor da Agência Standard Propaganda, o publicitário João Dória, criou uma campanha comercial para as lojas Clipper, para tentar alavancar o volume de vendas que costumava ser muito baixo no mês de junho.

“Não é só de beijo que vive o amor”, era o sugestivo slogan da campanha que buscava atrair os apaixonados para presentear seus pares. E o dia, estrategicamente escolhido, foi o da véspera de comemoração do santo casamenteiro, nosso querido Santo Antônio, em 12 de junho.

Daí por diante, a tradição foi se propagando e acabou por se popularizar, passando a compor o calendário das datas campeãs de vendas no comércio do país, ocupando a terceira colocação, atrás apenas do Natal e Dia das Mães. Além dos presentes trocados entre os casais, as opções gastronômicas também são muito procuradas.

Agora é só reservar o restaurante e escolher o presente ideal

Para presentear em grande estilo no Dia dos Namorados, você pode contar com a Masate por um fascinante relógio ou uma joia deslumbrante para ela, um lindo anel para ele ou o que mais o seu bom gosto escolher. São algumas de nossas dicas, mas caso queira escolher entre outras opções, acesse www.masate.com.br para conhecer o universo fascinante das joias. E feliz Dia dos Namorados!

Deixe uma resposta