Diamantes genuínos e imitações: saiba quais são as diferenças

Será que todo mundo conhece diamantes, reais ou falsos? E brilhantes, zircônias, strass e cristal Swarovski? É provável que não, pois é preciso conhecimento e as informações a respeito são inúmeras.

Mas, como saber a diferença entre uma joia com cristal Swarovski, apenas cristal, strass, vidro, óxidos de zircônio e diamante?

Logicamente, a primeira abordagem é o preço. Afinal, o valor entre um solitário de diamante e um solitário de zircônio ou Swarovski, não é o mesmo e isso vai influenciar diretamente na sua escolha. Mas como exatamente são chamados os diamantes, zircônia, óxido de zircônio, strass, brilhante e cristal Swarovski ou cristal boêmio? Vamos explicar aqui.

A origem do diamante, uma rara gema natural

O diamante é feito de carbono e trata-se do mais puro dos materiais naturais. A palavra diamante deriva do grego “adamas”, que significa “indomável”. Ou seja: o mais puro dos materiais naturais é indomável. Está claro, não é? Por que o diamante brilha tanto?  A beleza do seu brilho se deve ao fato de possuir um alto índice de refração da luz e um grande poder dispersivo: ao penetrar, os raios de luz são refletidos dentro da pedra até o infinito e a luz branca se dispersa, retornando ao interior transformada em uma variedade de cores. O tamanho do diamante tem um papel primordial para o seu brilho, sendo o corte brilhante o mais bem sucedido.

Mas por que ele é mais caro? Principalmente porque são necessárias dez toneladas de minério para extrair apenas um quilate de diamante! A massa de um diamante é medida em quilates, um quilate é equivalente a 0,20 g. O valor de um diamante é exponencial em comparação com sua massa. Assim sendo, um diamante de dois quilates vale mais do que dois diamantes de um quilate, por ser considerado mais raro. Seu valor também depende de sua cor e sua pureza.

O diamante é a pedra preciosa mais mítica e emblemática de todas as pedras preciosas, a sua raridade, a sua dureza e o seu brilho conferem-lhe um poder sobrenatural e sagrado que pela sua longevidade se aproxima do divino, como definido na famosa expressão “o diamante é eterno”.

Atualmente o diamante mais caro e fabuloso é o Pink Star, uma divina gema oval na cor rosa intenso, que foi encontrada na África do Sul e pesa 59 quilates.

Quanto mais raro e mais puro, mais caro é

O diamante, ao longo da nossa história, é um verdadeiro desafio, pela raridade que influencia o seu preço, devido ao fato de que ser mais caro é o significado de pureza, raridade e a dificuldade em cortar para extrair com perfeição.

As joias de diamante mais emblemáticas são os anéis de noivado, como os solitários e as alianças com diamantes. Também são joias oferecidas como um símbolo de amor e lealdade, mas é preciso preparar o bolso, como já deu para perceber.

Mas, para neutralizar o alto preço do diamante e proporcionar o prazer de usar esta pedra maravilhosa, certas técnicas têm sido usadas para substituí-los por opções com outras pedras de aparência próxima, mas de menor quilate, ou mesmo em composição sintética.

Diamante sintético

Submetendo o carbono a alta pressão e alta temperatura por várias horas, é possível produzir um diamante sintético cuja estrutura é semelhante à do diamante natural. Até agora, estes últimos eram usados ​​apenas na indústria, mas aos poucos estão sendo introduzidos no mundo da joalheria.

Zircônia

Também chamado óxido de zircônio, é feito artificialmente e usado em joias, por causa de sua semelhança com os diamantes. Pode ser rosa, preto, branco. Ou seja, é o diamante falso sintético de que todo mundo fala sem saber seu nome verdadeiro. São os minerais mais adequados para imitar diamantes e perfeitos para fazer joias a um custo muito interessante.

Zircão

Já o zircão não merece o título de diamante falso sintético, pois é uma pedra bastante natural. É o silicato de zircônio, cuja extração que tem a cor marrom escura, verde ou vermelha muda de cor quando aquecido. Depois de aquecida e cortada, esta pedra pode assumir várias cores e adquirir um brilho magnífico.

Cristal Swarovski

Swarovski é a marca de componentes de cristal feitos pelas empresas Swarovski por mais de um século. Desde 1895, na Áustria, a família Swarovski vem desenvolvendo uma técnica mantida em segredo, para cortar muito finamente o cristal a fim de decorar a moda acessórios, vestidos e estolas com suas pedras de vidro multicoloridas.

O verdadeiro segredo do rótulo Swarovski é a dosagem de chumbo adicionada à sua pasta de vidro que lhe confere uma dureza muito grande, permite que seja trabalhada com um corte facetado extremamente pequeno como pedras preciosas, além do vidro pode tingir ao infinito.

Cristal Boêmio

Desde o século XVIII, o cristal Boêmio, de composição semelhante ao Swarovski, é uma técnica de lapidação que permite criar imitações de pedras perfeitamente bem-sucedidas na composição de joias.

A diferença entre strass e brilhante

O strass é uma forma de cristal, mais comum, menos rotulado, menos sofisticado e menos refinado no trabalho de modelagem. Trata-se de um vidro que reproduz as características de uma gema constituída por percentagem de óxido de chumbo muito inferior à do cristal. Assemelha-se mais ao vidro cortado na forma de um diamante ou simplesmente a imitar pedras preciosas.

O brilhante nada mais é do que a forma mais comum de corte de um diamante, em 57 facetas com ponta na base isso (culatra) e o topo redondo e plano, a forma mais comum do corte de diamante.

Essas foram algumas explicações sobre diamantes e suas similaridades. Esperamos ter esclarecido suas dúvidas ou curiosidades e colaborar com alguns conhecimentos. Para se familiarizar mais com o encantador universo das joias, acesse: www.masate.com.br

Deixe uma resposta