Suas joias estão sujas ou oxidadas? Saiba como lavá-las

Há coisas que precisamos sempre limpar, pois com o tempo ficam feias. Mas por falta de tempo, preguiça ou conhecimento, acabamos deixando para lá e engavetamos tudo ou esquecemos no porta-joias. Já sabe do que estamos falando, certo?

Que tal aproveitar a necessidade de isolamentos pela qual ainda temos de passar, por conta da pandemia, para finalmente reservar um tempo e cuidar desses itens negligenciados?

Temos a tendência de deixar nossas joias oxidarem até ficarem guardadas para acabarmos inutilizando-as ou revendendo-as para quem deseja restaurá-las para reaproveitar. Mas, e se nós cuidássemos delas regularmente e os lavássemos nós mesmos, em vez disso?

Mas atenção, pois as dicas a seguir referem-se apenas às partes metálicas da joia, caso existam pedras, pérolas ou outros acessórios, podem acabar danificando-as.

Aprenda a lavar itens de ouro enegrecido

O ouro puro não oxida, mas como as nossas joias nunca são 100% ouro e sim ligas de diversos metais mais ou menos preciosos, alguns dos quais oxidam. Portanto, você deve lavar regularmente suas joias de ouro. Várias maneiras de lavar suas joias são possíveis, dependendo do que você tem em casa e do seu grau de disposição para experimentar:

Água com sabão

Esse é o método mais clássico e simples. Coloque a sua joia de ouro por 10 minutos em um banho de sabão. Em seguida, esfregue suavemente com uma escova de dentes e enxágue com água. Seque colocando sobre uma toalha de papel e, em seguida, limpe com um pano macio ou pele de camurça (aquela que você usa para lavar as lentes dos óculos).

Fermento em pó ou talco

Polvilhe suas joias com um pouco de fermento ou talco. Esfregue suavemente com um pano macio, enxágue e seque.

Cebola

Prepare um pouco de suco de cebola em uma tigela e aplique diretamente na joia. Esfregue suavemente para remover a camada indesejada, enxágue, seque e lustre com um pano ou camurça.

As joias de prata oxidam. Saiba o que fazer

A prata é um metal que, em contato com o ar e todas as substâncias poluentes ou agressivas, oxida, enegrece e se torna imutável. Mas, calma. Não entre em pânico, pois com uma destas soluções muito simples, a joia ganhará um novo visual.

Bicarbonato de sódio ou limão

Umedeça sua escova de dentes, polvilhe com bicarbonato de sódio e esfregue suavemente suas joias de prata. Você deve ver o resultado muito rapidamente. Em seguida, enxágue com água limpa e seque com um pano macio ou pele de camurça. Você pode seguir exatamente o mesmo processo mergulhando a escova de dentes no suco de limão por alguns minutos, no lugar do bicarbonato de sódio, reiniciando várias vezes se as manchas não saírem.

Vinagre branco ou Coca Cola

Em uma tigela cheia de vinagre, deixe suas joias de molho por 2 horas. Não há necessidade de esfregar, pois o vinagre é corrosivo o suficiente. A seguir, você pode enxaguar com água limpa e secar delicadamente. A mesma coisa para a Coca Cola, mas você tem que deixar as joias de molho durante toda a madrugada.

Amônia

Faça suas joias de prata brilharem mergulhando-as por 10 minutos em 125 ml de amônia misturada com 250 ml de água. Em seguida, retire o excesso de água com um pano macio e deixe secar. Mas atenção: evite joias com pérolas, pois pode danificar sua superfície delicada ou manchar.

Traga diamantes de volta à vida

Limpador de dentaduras

Seu diamante perdeu sua beleza? Dissolva um comprimido efervescente para limpeza de dentaduras em um copo contendo 250 ml de água. Em seguida, coloque seu anel ou brincos lá. Deixe de molho por alguns minutos. Retire a joia e enxágue: seu diamante terá recuperado todo o seu brilho.

Pasta de dentes

Coloque um pouco de pasta de dente em uma escova de dente velha e esfregue o diamante para fazê-lo brilhar. Passe um pano úmido sobre a pedra para remover os resíduos.

Vodka

Algumas gotas de vodka são suficientes para limpar todos os tipos de óculos ou joias adornadas com pedras cristalinas. Portanto, você pode mergulhar a ponta do papel toalha na vodca com gelo e limpar toda a sujeira dos óculos ou deixar o anel de diamante mergulhado por alguns minutos para ele voltar a brilhar de verdade. Mas não tente fazer isso com suas lentes de contato. Evite embeber qualquer pedra que não seja cristalina em álcool. Somente diamantes, esmeraldas e similares se beneficiam com um banho de vodka.

Gostou das nossas dicas para limpeza de joias? Esperamos ter contribuído. Para conhecer o fascinante mundo das joias, acesse: masate.com.br

Deixe uma resposta