Você sabe do que as joias são compostas?

O universo dos metais é bastante vasto, pois existe um grande número deles, basta consultar a tabela periódica. Deles, derivam inúmeras ligas com propriedades específicas para melhor atender às expectativas buscadas em um determinado campo.

Metais preciosos ou nobres, incluem ouro e prata, mas também platina, ródio e paládio. Eles são definidos por sua resistência à corrosão e à oxidação. Muitas vezes são raros e de grande valor econômico, mas a noção de metal precioso varia de acordo com o tempo, a oferta e a demanda. Para a fabricação de joias, nunca são puros. São realizadas ligas (mistura de metais) para torná-las mais rígidas.

Já os metais básicos são praticamente os que restam. Alguns são considerados semipreciosos, mesmo que historicamente sejam menos procurados, mas são raros como o titânio ou tornam-se raros como o cobre. Esses metais são bastante resistentes à corrosão, mas mais sensíveis à oxidação em diferentes graus. Existem grandes famílias de ligas como latão (cobre-zinco), bronzes (cobre-estanho) e níquel prata (cobre-zinco-níquel).

Conheça um pouco mais sobre esse fascinante universo.

Metais preciosos ou nobres

Prata é um metal com brilho metálico polido muito branco. Oxida no ar, na presença de enxofre ou no escuro e torna-se preto. Quanto mais você usa, mais ele vai polir naturalmente por fricção, mas tome cuidado com o desgaste.

Se oxidou, a maneira mais eficaz e suave é limpá-lo com pasta de dente, água quente e usar uma camurça para fazer brilhar. Não limpe as cavidades se quiser manter o contraste com uma pátina incrustada. Como a escuridão acelera o processo de oxidação, procure expor suas joias à luz e não em um porta-joias. Evite ambientes úmidos e iodados e produtos químicos de limpeza corrosivos.

Ouro é um metal com um brilho poderoso, ele mancha, mas não muda de cor. Como a prata, o ouro puro é um metal muito macio, por isso é ligado a outros metais na fabricação de joias para torná-lo mais resistente. A manutenção de suas joias de ouro é, portanto, menos restritiva, mas elas precisam ser mimadas da mesma forma que as de prata. Um polimento normal é recomendado para restaurar o seu brilho.

A pureza do ouro é medida em quilates:

24 quilates é ouro 99,9% puro, em seu estado nativo é muito macio.

22 quilates é ouro quase puro, ainda muito macio para joias.

18 quilates é ouro 75% puro + 12,5% prata + 12,5% cobre, de excelente qualidade, é o mais utilizado.

14 quilates é ouro de qualidade média.

9 quilates é ouro de baixa qualidade.

Platina é um metal mais raro e, portanto, mais caro que ouro e prata. É muito resistente à corrosão e não mancha em contato com o ar. Sua cor é um deslumbrante branco-acinzentado, próximo ao prata.

Paládio é um metal branco prateado muito próximo da platina, rígido, muito resistente à corrosão e não mancha em contato com o ar. Hoje é usado na fabricação de ouro branco.

Metais comuns

Utilizados há milhares de anos, o cobre e o latão (uma liga de cobre e zinco, muito rígida, também chamada de cobre amarelo por sua cor dourada) têm uma resistência muito boa à corrosão da água e permitem comprar joias coloridas a um custo menor. No entanto, a oxidação no ar é mais rápida (daí seu preço mais barato). Quanto mais você os usa, mais eles vão polir naturalmente por fricção. Quando não estiver usando, exponha-os à luz e, se necessário, limpe-os com um pouco de água e pasta de dente Não esfregue as cavidades se quiser manter o contraste com uma pátina incrustada.

O cobre é conhecido pelas suas propriedades antibacterianas e articulares. Reage com a pele e pode torná-la verde. É uma reação natural entre a acidez da pele e o metal. Não é tóxico, mas pode ser desagradável à vista. As listras verdes são facilmente removidas com água quente e sabão.

Pérolas

As contas são joias delicadas, mas não muito frágeis, pois atravessam os tempos (têm uma vida média de 100 anos) sem desbotar, se tomarmos o mínimo de precaução. Lembre-se que as pérolas são feitas de madrepérola e vêm de um ambiente úmido. Quanto mais se usa um colar de pérolas, mais bonitas elas ficarão, pois se beneficiam com o suor salino, que tem o efeito de manter a umidade. Evite todos os produtos que contenham álcool, açúcar ou com forte poder desengordurante evitando assim o armazenamento de humidade que conseguem reter. Se isso acontecer, um simples enxágue com água limpa e, em seguida, enxugue com um pano macio não abrasivo para concluir a limpeza.

Pedras

Para pedras preciosas e finas, como regra geral, cuidado com o sol que as mancha (pois são sensíveis ao calor), as diferenças de temperatura, os arranhões (evite areia) e os choques. Cada uma delas têm propriedades diferentes de resistência, dureza, impureza tornando seu uso mais adequado para essas joias do que para outras (brincos para pedras frágeis e anel para pedras duras).

Essas foram algumas dicas sobre as composições dos metais, as pérolas e as pedras. Esperamos ter esclarecido uma ou outra dúvida e ter levado conhecimento a você. Conheça o mundo fascinante das joias acessando www.masate.com.br

Deixe uma resposta