Você sabe quais são as 10 pedras preciosas mais raras do mundo?

São cerca de 5.000 espécies de pedras formadas na crosta e no manto terrestre ao longo de milhões de anos. As pedras preciosas são verdadeiros milagres da natureza e não são qualificadas como preciosas à toa. Algumas variedades apresentam apenas poucos exemplares, o que as torna muito procuradas.

Quando se trata de pedras preciosas, as primeiras em que pensamos são diamantes, esmeraldas e rubis. Realmente, são pedras muito valiosas. Mas existem espécimes ainda mais raras e valiosas. Essas pedras são tão preciosas que existem em número muito limitado, o que torna seu valor superior.

Quanto menos conhecidas, mas valiosas

Os minerais podem ser classificados em gemas com base em sua composição química, refração, estrutura cristalina e características ópticas. A classificação e o grau de imperfeições em um mineral ou pedra podem determinar o valor e a raridade associada.

As pedras sempre foram cobiçadas por sua beleza e até por serem consideradas sagradas. Por razões mais realistas, as pedras preciosas continuam a fascinar até hoje. Aqui está a classificação das pedras mais caras do mundo. Confira abaixo a relação das 10 mais raras.

1. Diamante azul

As gemas mais procuradas são os diamantes coloridos. Não só por serem muito raros, mas também por seu brilho espetacular e uma dureza incomparável. Se somarmos a essa raridade o marketing que se organiza em torno dessa pedra, entendemos por que os diamantes coloridos são as pedras preciosas mais caras do mundo. Atualmente é um diamante azul que tem o recorde de preço por quilate.

2. Painite

Painite foi considerada a joia preciosa mais rara do planeta pelo Guinness Book of Records de 2005. Até então, havia pouco menos de 25 espécimes conhecidos. Foi descoberta na década de 1950, na Birmânia. É uma pedra que apresenta diferentes tonalidades, dependendo do ângulo de observação, variando do rosa ao castanho. Um deleite para os olhos.

3. Musgravita

A musgravita é uma das últimas descobertas nessa área: somente em 1993 é que encontramos um exemplar de tamanho considerável. Hoje, pode-se contar nos dedos da mão a quantidade de musgravitas que podem lapidadas para a formação de uma joia. Essa raridade explica o preço extremamente alto dessa pedra preciosa: custa aproximadamente 35.000 dólares por quilate.

4. Benitoita

A presença dessa variedade foi detectada em vários lugares ao redor do mundo, mas as gemas de melhor qualidade foram extraídas principalmente em San Benito, Califórnia. São de cor azul safira e podem ser excepcionalmente transparentes e brilhantes. Uma de suas características mais surpreendentes é revelada quando expostas aos raios ultravioleta, apresentando uma cor azul-esbranquiçada fluorescente impressionante.

5. Jadeite

É a variedade de jade mais bonita, mais rara e, portanto, mais cara. Apresenta-se em diversas cores (lavanda, malva, verde maçã etc.), mas é o tom Imperial Jade semelhante à esmeralda que mais se procura. Os melhores exemplos de jadeíte são encontrados no Camboja. Em algumas civilizações, como os astecas e os maias, a jadeíta era considerada mais valiosa do que o ouro. Atualmente, chega a 20.000 dólares por quilate.

6. Jeremejevite

Esta gema incolor com reflexos em azul celeste ou amarelo claro foi identificada pela primeira vez em 1883 na Sibéria e tem o nome em homenagem ao mineralogista russo Pavel Jeremejev. Desde então, só na Namíbia foram descobertos cristais de qualidade suficiente, embora em quantidades muito limitadas. Devido à raridade, certamente permanecerá por muito tempo como uma pedra preciosa de colecionador muito cobiçada. As poucas cópias existentes são incrivelmente valiosas.

7. Alexandrite

É outra joia muito rara e difícil de adquirir, mesmo para quem está disposto a pagar 12.000 dólares por quilate. Ela se destaca por suas incríveis propriedades ópticas e dependendo da iluminação, a cor da pedra muda como mágica, de verde para vermelho. Esta pedra foi descoberta no início do século 19 nos Montes Urais, na Rússia. Foi nomeado em homenagem a Alexandre II, o futuro czar.

8. Serendibite

Esta pedra foi descoberta em 1902 no Sri Lanka. A raiz de seu nome é “Serendib”, antigo nome do Sri Lanka em árabe. Esta formação mineralógica resulta de uma fórmula de grande complexidade com cálcio, magnésio, alumínio, silício, boro e oxigênio que, juntos, lhe conferem um aspecto único. As pedras cortadas são raras e geralmente de tamanho pequeno.

9. Berilo vermelho

Também conhecido como esmeralda vermelha, é uma variedade rara de berilo cuja cor varia do framboesa ao vermelho profundo. Apesar do apelido, não é uma esmeralda. Até o momento, apenas um lugar na superfície do planeta é conhecido por tê-lo em suas entranhas, nas montanhas Wah Wah, de Utah. O berilo vermelho, independentemente da sua qualidade, está sendo vendido a um preço bem alto, cerca de 10.000 dólares por quilate.

10. Demantóide

O Demantóide é uma joia da família das granadas cujo brilho não é diferente do diamante. Na verdade, seu brilho e dispersão são superiores aos dos diamantes, por meio de sua forma de cor verde esmeralda, que é o quesito mais valioso. Infelizmente, é muito raro encontrá-lo em pedras de tamanho grande: raramente excedem 2 quilates. Dada à raridade dessa pedra, as joias diamantóides costumam ser joias antigas.

Então, esperamos que você tenha gostado da nossa relação das 10 pedras preciosas do mundo. Conheça o mundo fascinante das joias acessando https://masate.com.br/

 

 

Este post tem um comentário

  1. Guilherme Luis dos Santos

    top

Deixe uma resposta